Polícia apreende 14kg de maconha 'Colômbia' e 17 tijolos de derivados 'dry' e 'ice' no interior de SP
26/09/2025
(Foto: Reprodução) Polícia apreende aproximadamente 17kg de droga, em Mogi Guaçu (SP) e Mogi Mirim (SP)
Polícia Civil
A Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Mogi Guaçu apreendeu 14 quilos da maconha do tipo "Colômbia" e 17 tijolos de derivados de maconha "dry" e "ice", nesta sexta-feira (26), durante mandados de busca e apreensão nas cidades de Mogi Guaçu (SP) e Mogi Mirim (SP). Dois homens foram presos em flagrante por tráfico das drogas sintéticas.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo as autoridades, tratam-se de drogas que possuem "maior valor" e "poder lesivo".
A cannabis do tipo "Colômbia" leva esse nome por ser cultivada no país. Já as drogas "ice" e "dry", também conhecidas como "maconha de playboy", são sintetizadas a partir da maconha e possuem concentração maior de THC — saiba mais abaixo.
Os policiais encontraram 17 tijolos de "ice" e "dry", que pesavam cerca de 2,5 kg. Ao todo, foram apreendidos 17 quilos drogas.
Os oficiais também encontraram uma estufa para produção de maconha e apreenderam balanças de precisão e óleos derivados de extração da maconha.
O caso foi registrado na Delegacia Seccional de Polícia de Mogi Guaçu.
Como é feito o 'ice'
Trata-se de uma nova droga, mais potente, viciante e cara que a maconha. Conhecida como "ice", a substância, antes importada, agora também é produzida no Brasil e vendida livremente pelas redes sociais e aplicativos de mensagens.
O "ice" é produzido a partir da flor da maconha, submetido a um processo de batimento com gelo e filtragem até atingir sua forma final. O resultado é uma droga até dez vezes mais viciante e cinquenta vezes mais cara que a maconha comum.
Uma reportagem produzida pelo "Fantástico", da TV Globo, em junho deste ano, mostra como o consumo da droga tem crescido entre os jovens.
“A concentração de THC, o princípio ativo da maconha, é muito maior”, alertou o delegado Guerra na reportagem.
Segundo o psiquiatra Guilherme Kortas informou na reportagem, os efeitos variam conforme a dose:
“Desde uma dificuldade de concentração, sintomas ansiosos ou depressivos. Em casos mais graves até quadros psicóticos podem acontecer”, diz o psiquiatra Guilherme Kortas.
Como é feito o 'dry'
A maconha do tipo "dry" – também chamada de "ice" ou "droga dos playboys" – é um derivado do haxixe com alta concentração de THC, o que eleva seu poder psicoativo e valor em comparação à maconha comum.
O "ice" é produzido a partir da flor da maconha, submetido a um processo de batimento com gelo e filtragem até atingir sua forma final. O resultado é uma droga até dez vezes mais viciante e 50 vezes mais cara do que a maconha comum.
Polícia apreende 17 kg de drogas em Mogi Guaçu e Mogi Mirim
Divulgação/Dise de Mogi Guaçu
Polícia apreende plantação de maconha e prende um suspeito em Campinas
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas